Você sabia que fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais podem prescrever medicamentos à base de cannabis para seus pacientes? Os primeiros estão amparados pelo Decreto Lei 938/1969, pela Resolução COFFITO nº380/2010 e pelo Acórdão 611/2017, enquanto os terapeutas estão habilitados pelo decreto Lei 938/1969 e pela Resolução COFFITO 491/2017. Mas em quais casos esses medicamentos podem ajudar? O que mais deve ser considerado? Confira a resposta para essa e outras questões na entrevista exclusiva com o Dr. Clailson Farias, fisioterapeuta integrativo.
USA Hemp: Dr. Clailson, quais as indicações clínicas para a prescrição de medicamentos à base de cannabis por fisioterapeutas e terapeutas Ocupacionais?
Dr. Clailson: Primeiramente, temos que esclarecer que tanto o fisioterapeuta quanto o terapeuta ocupacional possuem total autonomia para a realização de diagnósticos, podendo solicitar exames complementares e encaminhá-los, a seu critério, para qualquer outro profissional, a fim de fechá-lo e poder tratar órgãos, sistemas e tecidos. É possível tratar dores crônicas, pessoas no espectro autista, vaginismo e anorgasmia (nas disfunções sexuais - fisioterapia pélvica), epilepsia, insônia, déficit de atenção e hiperatividade, proporcionando melhorias nas atividades fisioterapêuticas e terapêuticas ocupacionais, doenças físicas e psicossomáticas.
USA Hemp: Como os canabinóides auxiliam em relação aos tratamentos convencionais?
Dr. Clailson: Quando pensamos na saúde global do paciente, entendemos que uma boa noite de sono gera, por exemplo, mais energia no dia seguinte para realizar suas atividades. Podemos ver resultados na coordenação motora, melhor desenvolvimento sensório-motor e sono regular nas crianças com autismo, por exemplo.
USA Hemp: A dor pode ser modulada e tratada com Cannabis?
Dr. Clailson: Em nosso organismo, possuímos o sistema endocanabinóide, no qual naturalmente produzimos diversos receptores da Cannabis como, por exemplo, a anandamida, onde a modulação da dor vai muito além do sintoma. O fisioterapeuta deve buscar a origem do problema, que muitas vezes será mental e emocional, o que necessita de uma bagagem maior de ferramentas diagnósticas.
USA Hemp: Como fica o uso de medicamentos utilizados previamente pelos pacientes?
Dr. Clailson: Sabemos que o uso da Cannabis proporciona uma modulação e equilíbrio do organismo, fazendo com que exista potencialização dos medicamentos prévios, necessitando o ajuste da dose ou até mesmo a retirada de alguns medicamentos, onde a interação com o profissional que prescreveu é aconselhada.
USA Hemp: O fisioterapeuta e o terapeuta Ocupacional estão regulamentados para prescrição, mas somente isso é suficiente para prescrever?
Dr. Clailson: Os fisioterapeutas estão habilitados para a prescrição pelo Decreto Lei 938/1969, pela Resolução COFFITO nº380/2010 e pelo Acórdão 611/2017, já os Terapeutas Ocupacionais estão habilitados pelo decreto Lei 938/1969 e pela Resolução COFFITO 491/2017. Um fato importante é que a habilitação não capacita, uma vez que nenhum profissional de saúde teve como matéria os canabinóides em suas graduações. Assim, é inevitável que se capacite através de cursos de formação que aconselhamos que sejam realizados por entidades da Fisioterapia ligadas ao tema, como a ABRASFIPICS (Associação Brasileira de Fisioterapia Integrativa e Práticas Integrativas em Saúde).