Aguarde, carregando...

Estudo sobre fibromialgia, ansiedade e depressão aponta que a cannabis pode ser um tratamento eficaz

A pesquisa incluiu dados de 805 pacientes que indicaram a fibromialgia como principal motivo de procura de cannabis medicinal

Novas pesquisas indicam que a cannabis medicinal pode tratar eficazmente a fibromialgia e os sintomas associados à depressão e ansiedade. A fibromialgia é um distúrbio doloroso caracterizado por dor crônica generalizada, sono não reparador, fadiga e comprometimento cognitivo.

A empresa MediPharm Labs Corp disse que o estudo foi conduzido por sua afiliada Harvest Medicine. Intitulado Efeitos relatados pelo paciente da gravidade da doença, depressão e ansiedade em pacientes com fibromialgia: uma grande série de casos retrospectivos, o estudo foi publicado no American Journal of Endocanabinoid Medicine.

Conclusões do estudo sobre fibromialgia e cannabis medicinal
A pesquisa incluiu dados de 805 pacientes que indicaram a fibromialgia como principal motivo de procura de cannabis medicinal e que tiveram pelo menos uma avaliação de acompanhamento.


A maioria dos pacientes (76,1%) afirmou usar óleo CBD.

75% dos pacientes experimentaram uma diminuição na gravidade da doença relatada, que pode incluir dor crônica, insônia e fadiga.

Os escores dos sintomas de ansiedade melhoraram em 22% dos pacientes que relataram gravidade leve a moderada e melhoraram em 48% dos pacientes que relataram ansiedade grave.

27% dos pacientes que relataram depressão leve a moderada notaram uma redução nos sintomas, enquanto 48% dos pacientes que relataram depressão grave relataram uma diminuição na pontuação do PHQ-9.


“Desde 2017, o objetivo principal da Harvest Medicine é melhorar a qualidade de vida dos pacientes, fornecendo acesso à cannabis medicinal e oferecendo o mais alto nível de cuidados médicos com uma abordagem cientificamente informada”, disse a Diretora da Harvest Medicine, Barbara Vermeulen. “Continuaremos a defender que os pacientes mantenham o acesso à educação e à consulta liderada por médicos para reduzir o estigma entre os profissionais de saúde e melhorar os resultados dos pacientes.”

Investigações anteriores
Enquanto isso, as novas descobertas baseiam-se no crescente corpo de pesquisas conduzidas nos últimos anos.

Um estudo publicado na Pain Practice no ano passado descobriu que a cannabis medicinal tem um efeito benéfico a curto prazo na qualidade de vida de mulheres com fibromialgia resistente ao tratamento.

Outro estudo realizado em Israel mostrou que pacientes com fibromialgia que usaram cannabis experimentaram uma redução na dor.